sábado, 31 de maio de 2014

CONSELHO DE SAÚDE DO PAULISTA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA DE SAÚDE NO TERRITÓRIO DAS PRAIAS


O Conselho Municipal de Saúde do Paulista realizou sua primeira Audiência Pública Popular de Saúde do ano, nesta sexta-feira 30/05 no Território das Praias no Seara de Deus. 

O evento visou aproximar os atores e estreitar o relacionamento para melhorar as ações da saúde.

Participaram cerca de 50 pessoas entre conselheiros, gestores, usuários e trabalhadores. A iniciativa agradou por demais a comunidade. 

O Conselho de Saúde do Paulista tem em sua programação, ainda outras audiências populares nos demais  territórios.
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RELATÓRIO AUDIÊNCIA PÚBLICA DO TERRITÓRIO IV
DATA: 30/05/2014          
Período: manhã                             
LOCAL: CENTRO ESPÍRITA CEARA DE DEUS
                A audiência contou com a presença do Secretário de Saúde do Paulista, Alberto Lima, de Representantes do Conselho Municipal de Saúde, Representantes da Superintendência de Atenção a Saúde, da Superintendência de Planejamento e Gestão, profissionais das unidades de saúde (médico, Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros e Técnicos de enfermagem) e algumas pessoas da população residentes no território IV. A proposta do evento foi que os moradores daquela área fizessem colocações a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS) no território, pontuando principalmente as dificuldades.
O primeiro momento consistiu na fala do Conselho Municipal de Saúde, sobre a organização do conselho e sobre a importância do controle social e da participação dos munícipes nas reuniões ordinárias que ocorrem mensalmente no mesmo.
No segundo momento podemos assistir a um vídeo na forma de literatura de cordel que mostrava o SUS e a responsabilidade de todos os cidadãos para que o mesmo seja efetivo.
Posteriormente, num terceiro momento, o secretario de saúde fez uma apresentação a cerca da distribuição da rede de saúde do município, fluxos de exames, cotas, dentre outros. Apresentou também as ações da secretaria de saúde como o remédio em casa, as obras de construções e reformas do território.
Após as apresentações acima citadas, deu-se a oportunidade de fala à população. Cada munícipe tinha um tempo de aproximadamente 5 minutos de fala, onde expressavam seus sentimentos a respeito da organização do sistema de saúde e faziam perguntas, as quais eram respondidas pelo secretário de saúde e sua equipe.
Os principais problemas levantados foram:
1.       Falta de medicamentos, especificamente citalopran na USF Tururu.
2.       Dificuldade de fichas para exames junto a Previmagem.
3.       Ausência de visita dos Agentes Comunitários de Saúde no conjunto Praia do Janga.
4.       Dificuldade de atendimento para o pessoal do conjunto Dom Hélder Câmara. Não conseguem ser atendidos nem na USF Tururu nem em Pau Amarelo.
5.       Dificuldade de atendimento com o médico da USF, pelos moradores do conjunto praia do Janga,

6.       Demora de marcação dos exames e dos resultados nos prestadores Nossa Senhora do Ó e Previmagem (aproximadamente 03 meses para realizar os exames e 03 meses para receber o resultado).
7.       Exame ergométrico não está sendo realizado
8.       Falta de qualificação dos profissionais da recepção da USF Tururu no atendimento às pessoas.
9.       Baixa quantidade e má distribuição das cotas de exames para a população (algumas unidades com apenas 03 cotas de oftalmologia).
10.   Ausência de contrato para endoscopia
11.   Policlínica parada. Encaminhamento para o Dom Helder.
12.   Sugestão da coleta de sangue ser realizada nas USF e recolhidas por um motoqueiro
13.   Falta de segurança nas Unidades de Saúde
14.   Sondas de baixa qualidade (se partem dentro do paciente) e recebimento de poucas fraldas referidas pelas pessoas com deficiência presentes no evento,
15.   As cotas de prevenção é de 01 vez por mês,
16.   Ausência de telefone nas unidades e dificuldade de falar com os profissionais,
17.   Alguns ACS falaram que são desrespeitados pelos usuários, muitas vezes por questão estrutural da unidade, como por exemplo, a falta de água para os usuários,
18.   Dificuldade de marcação de médicos na Policlínica Adolfo Speck, necessitando para isso dormir na mesma para consegui fichas que são muitas vezes vendidas,
19.   Necessidade de uma coordenação para os trabalhadores das unidades.
20.   Necessidade de respeito ao usuário e ao próximo.

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