O evento visou aproximar os atores e estreitar o relacionamento para melhorar as ações da saúde.
Participaram cerca de 50 pessoas entre conselheiros, gestores, usuários e trabalhadores. A iniciativa
agradou por demais a comunidade.
O Conselho de Saúde do Paulista tem em sua programação, ainda outras audiências populares nos demais territórios.
RELATÓRIO AUDIÊNCIA PÚBLICA DO TERRITÓRIO IV
DATA: 30/05/2014
Período: manhã
LOCAL: CENTRO ESPÍRITA CEARA DE DEUS
A
audiência contou com a presença do Secretário de Saúde do Paulista, Alberto
Lima, de Representantes do Conselho Municipal de Saúde, Representantes da
Superintendência de Atenção a Saúde, da Superintendência de Planejamento e
Gestão, profissionais das unidades de saúde (médico, Agentes Comunitários de
Saúde, Enfermeiros e Técnicos de enfermagem) e algumas pessoas da população residentes
no território IV. A proposta do evento foi que os moradores daquela área
fizessem colocações a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS) no território,
pontuando principalmente as dificuldades.
O primeiro
momento consistiu na fala do Conselho Municipal de Saúde, sobre a organização
do conselho e sobre a importância do controle social e da participação dos
munícipes nas reuniões ordinárias que ocorrem mensalmente no mesmo.
No segundo
momento podemos assistir a um vídeo na forma de literatura de cordel que
mostrava o SUS e a responsabilidade de todos os cidadãos para que o mesmo seja
efetivo.
Posteriormente,
num terceiro momento, o secretario de saúde fez uma apresentação a cerca da
distribuição da rede de saúde do município, fluxos de exames, cotas, dentre
outros. Apresentou também as ações da secretaria de saúde como o remédio em
casa, as obras de construções e reformas do território.
Após as
apresentações acima citadas, deu-se a oportunidade de fala à população. Cada
munícipe tinha um tempo de aproximadamente 5 minutos de fala, onde expressavam
seus sentimentos a respeito da organização do sistema de saúde e faziam
perguntas, as quais eram respondidas pelo secretário de saúde e sua equipe.
Os principais
problemas levantados foram:
1.
Falta de medicamentos, especificamente
citalopran na USF Tururu.
2.
Dificuldade de fichas para exames junto a
Previmagem.
3.
Ausência de visita dos Agentes Comunitários de
Saúde no conjunto Praia do Janga.
4.
Dificuldade de atendimento para o pessoal do
conjunto Dom Hélder Câmara. Não conseguem ser atendidos nem na USF Tururu nem
em Pau Amarelo.
5.
Dificuldade de atendimento com o médico da USF,
pelos moradores do conjunto praia do Janga,
6.
Demora de marcação dos exames e dos resultados
nos prestadores Nossa
Senhora do Ó e Previmagem (aproximadamente 03 meses para realizar os
exames e 03 meses para receber o resultado).
7.
Exame ergométrico não está sendo realizado
8.
Falta de qualificação dos profissionais da
recepção da USF Tururu no atendimento às pessoas.
9.
Baixa quantidade e má distribuição das cotas de
exames para a população (algumas unidades com apenas 03 cotas de oftalmologia).
10.
Ausência de contrato para endoscopia
11.
Policlínica parada. Encaminhamento para o Dom
Helder.
12.
Sugestão da coleta de sangue ser realizada nas
USF e recolhidas por um motoqueiro
13.
Falta de segurança nas Unidades de Saúde
14.
Sondas de baixa qualidade (se partem dentro do
paciente) e recebimento de poucas fraldas referidas pelas pessoas com
deficiência presentes no evento,
15.
As cotas de prevenção é de 01 vez por mês,
16.
Ausência de telefone nas unidades e dificuldade
de falar com os profissionais,
17.
Alguns ACS falaram que são desrespeitados pelos
usuários, muitas vezes por questão estrutural da unidade, como por exemplo, a falta
de água para os usuários,
18.
Dificuldade de marcação de médicos na
Policlínica Adolfo Speck, necessitando para isso dormir na mesma para consegui
fichas que são muitas vezes vendidas,
19.
Necessidade de uma coordenação para os
trabalhadores das unidades.
20.
Necessidade de respeito ao usuário e ao próximo.
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