Este Blog visa contribuir para uma melhor interação entre a sociedade e o Conselho de Saúde da Cidade do Paulista.
A intenção é fazer o estreitamento da comunicação, dar o repasse e diminuir os entraves, possibilitando a redução da burocracia e dando encaminhamentos as demandas.
Para isto precisamos da colaboração com acessos, informações, críticas e sugestões. Desde já agradece a Comissão de Comunicação do Conselho de Saúde.
No dia 1 de Novembro de 2012, nos que formamos a comissão de fiscalização do conselho municipal de saúde do Paulista, chegamos a secretária de saúde, para pegar o caro no qual nos levaria ate as unidades onde fiscalizaríamos. Ao chegar no devido local responsável pelo automóveis, fomos informados de que tínhamos que esperar o carro pois o mesmo não estava, tinha sido designado para uma outra função e ainda não tinha voltado nem o motorista não estava atendendo o celular. Então nos dividimos em dois grupos onde um seguiu no carro da Dra. Rilda Andrade e o outro ficou na secretária a espera do carro, que veio chegar as 10:56hs. da manhã, quando fomos nos dirigindo ate o automóvel, o motorista nos perguntou para onde iriamos, então eu respondi, que iriamos para o bairro do Janga, e ele então falou: olhe vou logo avisando que so fico ate as 12:00hs. Dona Socorro então tomou a fala e disse: o senhor que sabe porque o carro estar reservado ate as 13:00hs. E o motorista continuou dizendo não quero nem saber quando der minha hora pode estar onde for eu deixo tudo e vou embora. a senhora Socorro então o questionou dizendo: só estamos saindo neste horário porque o senhor não quis atender o celular quando estravamos ligando pro senhor. Então o motorista nos respondeu, E não atendi mesmo porque aqui (na secretaria) estar uma zona, me desculpa a palavra mais é isso mesmo uma zona!e continuou, a locadora onde os carros são locados estar com de 4 á 5 carros quebrados sem substituição, nem conserto e recebe todo mês prefeitura os alugueis.
ResponderExcluirSeguimos para o Janga no Loteamento Justiça e Paz (tururu), onde nos deparamos com uma Policlínica em construção que estar abandonada, servindo de ponto de drogas e prostituição, onde já deveria ter sido inaugurada, inclusive a verba do PAC já foi enviada a meses. Em seguida fomos até o PSF Francisco Marcelo Dias, onde fomos recebido pelo ax. de serviços gerais que nos comunicou que a enfermeira tinha saído para fazer um curativo e a moça responsável pela farmácia foi ajuda-la, Condeixa responsável pelo local, encontramos também duas senhoras que a esperava para pegar medicamentos. Quando a mesma chegou as informou que o devido medicamento (Sinascou 40 mg. -Sinvastatina)não tinha na unidade a três meses estava em falta. O médico só trabalha 12hs. semanais nos seguintes dias: terça, quinta e sexta-feira das 14:00 ás 18:00hs. e não faz palestras. Na sala do dentista o ar condicionado não funciona, nem tem platina por esse motivo não esta fazendo abiturações, apenas curativos. E o dentista atende os seguintes dias: segunda, terça, quinta e sexta-feira sempre pela manhã 20 fichas por dia. 80% dos exames de TB estão com os resultados atrasados (desde janeiro), os banheiros estão com as descargas quebradas, o PSF tem 07 ACS para 1.384 familias e 08 agentes do PAC.
E em meio a tantos relatos faltosos da secretaria em relação a saúde, tivemos a informação de que foram gastos 37 mil reais em extintores. Bom pelo menos com incêndio Paulista já não precisa se preocupar né...
Paulista 05 de Novembro de 2012
ResponderExcluirPrestação de Contas dos 2 quadrimestre da secretária de saúde Srª Terezinha Mouzinho, chegamos já um pouco atrasados, mais o que vimos foi fotos dos PSF'S antes e depois da reforma e explicações para os atrasos dos mesmo (a culpa é das empreiteiras), alguns deles foram: Jurandir Coelho, Ceamp, Arthur Lundgren 2(alto), Euzanir Ferreira, Francisco Marcelo Dias (tururu), Albert Sabin, CAPS, PTG, Manuel Caldas, Jaguarana,Edgar Alves, Maranguape 1b, Jardim Paulista Baixo rua 17, Chã da Mangabeira, Centro de Fisioterapia (casarão, Centro de saúde de Mirueira, Fragoso 1, entre outros. Falou-se também da aquisição dos ônibus de hemodialise foram 3 todos com elevadores internos, cadeiras inclináveis, cortina nas janelas etc, promessa para o ônibus com consultório móvel para HIV/AIDS.
No momento para perguntas o vereador Fabio Barros entre outras coisas questionou que em tantas melhorias para o município o por que não é repassado para a sociedade. e perguntou em relação a vigilância sanitária o que esta sendo feito, que não foi apresentado em sua apresentação, principalmente em relação aos animais que vivem nas ruas, e se não seria o caso de um hospital veterinário. a senhora Terezinha respondeu que havia um espaço para animais de grandes portes, mais que acabou ficando caro o aluguel e alimentação para os mesmo e que não havia verba para isso , mais estava trabalhando para regularizar esta situação. E que um hospital veterinário o município não em condiceiro de ter, mais quem sabe uma emergência veterinária.
O senhor Ferdinan pediu a palavra e falou para o vereador que melhor que um hospital veterinário seria uma casa de parto ou maternidade que nosso município não tem. O vereador respondeu que tocou neste assunto porque é uma questão de saúde publica os animais doentes nas ruas podem nos contaminar, e que o não via necessidade em maternidade, que seria melhor uma emergência infantil. A secretária tomou a palavra e completou, inclusive já estive conversando com o secretário de saúde estadual(ela e a senhora Amelia) e o mesmo disse que Paulista não tem a necessidade de uma maternidade porque as mães de Paulista não pare no município, e sim procuram outros lugares para parir, que a prova disso é o Hospital Central que faz poucos partos mensal e que isso não vai beneficiar em nada o crescimento da cidade. O vereador Tonico pediu a palavra e em meios a alguns elogios pediu a secretária de saúde mais atenção com a zona rural(não dizendo que a senhora não tem)mais principalmente com Mumbeca 1 e 2, que só há PSF em em Mumbeca 1 e que a distancia entre os dois são de 15km. e que não ha transporte para o deslocamento dos moradores, que já há uma sala (em uma escola municipal em Mumbeca 2)mobilhada e equipada os não tem médico, que o medico de mumbeca 1 se disponibilizou a ir duas vezes no mês mais não tem transporte, que a secretária pudesse disponibilizar isso. A mesma disse que teria uma atenção especial com essa areá. A senhora Josy responsável pelo SAMU comunicou que em meios a tantos esforços conseguiu para o município 2 ambulâncias, uma de suporte básico e outra de suporte avançado. E por fim a secretária informou que estar com um convenio com uma empresa de extintores e que todas as unidades terão extintores novos, o vereador Tonico aproveitou a fala e pediu três para o pleno de Vereadores. e finalizou-se o evento.